RSS

Tem que comemorar.

Perto de datas comemorativas, consigo notar, sem muito esforço, que a mídia é mais temática do que qualquer coisa. Na verdade, não é difícil notar isso, basta apenas ligar a tv nas datas próximas ao carnaval ou entrar em um site perto do natal ou também ver os inúmeros outdoors, sempre com o mesmo foco.

A mídia realmente tenta usar os artifícios que tem para se promover, isso não é errado, a meu ver, porém esse excesso faz com que tudo continua sendo batido e cansativo, devido a essa repetição inesgotável de situações. Usam o carnaval, por exemplo, para vender mais cervejas, mas usam sempre o carnaval, sempre essa festa é motivada por esse determinado produto, sempre o mesmo programa foca a mesma qualidade do feriado.

O que vejo, e que me preocupa, é a falta de criatividade em criar o entretenimento baseado em datas comemorativas. Qualquer ser vivo com um pouco de massa cefálica pode notar que a programação da tv é fixa nas datas comemorativas. A mídia caiu em uma rotina, e acabou se tornando um veículo normal, que não surpreende o telespectador em nenhum momento com novos programas.

A falta de criatividade é tanta, que ao colocar o mesmo foco em todos os segmentos da mídia em datas comemorativas, que se criou na cabeça dos telespectadores uma forma de se agir. A rotina que a mídia criou, fez com que os seus ouvintes, telespectadores e leitores, seguissem cegamente o modo de vida que estas ditam, para as datas comemorativas. É fácil notar isso, basta apenas ver como o 'carnaval de salvador é o melhor', como o 'natal é um período de harmonia e fraternidade' e também como 'o réveillon é um momento de esperanças e promessas para um futuro melhor'. Não seguir essas características é estar fora das datas comemorativas, segundo a mídia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Rubi disse...

A começar pelo layout, eu achei sensacional.
A mídia sempre foi um grande problema.

Estou seguindo, caso se interessar ...
http://allclassics.blogspot.com/

Siga também!

Postar um comentário